ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Estudos sobre aquíferos Recôncavo e Urucuia serão apresentados na Bahia

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) apresenta hoje (18), a partir das 14 horas no Auditório Paulo Jackson, na sede do Instituto, o “Estudo de Controle e Planejamento dos Aquíferos Recôncavo e Urucuia”, os dois mais utilizados do Estado da Bahia.

O geólogo e especialista em gestão dos recursos hídricos, Zoltan Romero Cavalcante, que faz parte da Coordenação de Monitoramento Ambiental e Hidrogeologia do INGÁ, vai mostrar ferramentas para controle e planejamento dos aquíferos. “No decorrer do estudo, foram examinados através de testes de poços e aquíferos a quantidade de água pode ser retirada e o nível de rebaixamento daquela área”, afirmou.

As informações vão permitir o cálculo da quantidade de água que pode ser retirada, sem que ocorram danos ambientais. Há oito anos a pesquisa é realizada no aquífero Urucuia e há quatro no Recôncavo.

Segundo Romero outras ações podem ser desenvolvidas com essa avaliação, como o planejamento de políticas públicas para abastecimento de água, identificação de água subterrânea e necessidade de abertura e fechamento de poços.

Com uma área aproximada de 76.000 km2, o aquífero Urucuia está localizado na região Oeste do São Francisco. A Bacia Sedimentar do Recôncavo conta com uma área de aproximadamente 11.500 km2 e faz limite ao norte com o Alto de Aporá, que a separa da bacia de Tucano Sul.

*Com informações do Ingá



Notícia publicada em 18/08/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas