ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Recife terá a maior feira de saneamento ambiental da América Latina

A capital pernambucana será, entre os dias 20 e 25 de setembro, um centro de discussões de políticas e projetos em saneamento e desenvolvimento sustentável. A VIII Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental e o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), reunirão mais de 7 mil pessoas no Centro de Convenções de Pernambuco. Desde representantes de órgãos das três esferas do governo das áreas de resíduos sólidos, saneamento e meio ambiente, passando por professores, pesquisadores e técnicos, até companhias de água e esgotos. E ainda prestadores de serviços e executivos com alto poder de compra.

Promovida pela Fagga Eventos, a Fitabes, maior feira do setor na América Latina, reunirá cerca de 250 empresas dos segmentos de água, saneamento e esgoto, recursos hídricos, resíduos sólidos, controle e proteção ambiental, entre outros. Entre os participantes estão as companhias de saneamento Compesa (PE), Sabesp (SP), Copasa (MG), Embasa (BA), Caesb (DF) e a alagoana Casal, pela primeira vez no evento.

Este ano o tema central do Congresso é Saneamento ambiental: Universalização é justiça social. A programação inclui palestras, debates, painéis e mesas-redondas que abordarão os seguintes temas: eficiência energética e hidráulica, biodiversidade, modelo sustentável de desenvolvimento, aquecimento global, esgotos domésticos e industriais, coleta e destinação de lixo, abastecimento e tratamento de água, entre outros assuntos. Serão apresentados 1.700 trabalhos técnicos de todo o País. Em paralelo, também, acontecem o Fórum Nacional de Resíduos Sólidos, o Seminário Especial de Tratamento e Reúso de Efluentes Industriais e o Seminário de Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água.

De acordo com dados do governo federal, dentro dos próximos 10 anos o país assistirá a uma verdadeira “revolução sanitária”. Uma das metas é investir cerca de R$ 30 bilhões e elevar de 35% para 70% o nível de coleta e tratamento de esgoto no país. Estudos oficiais mostram ainda que serão necessários cerca de R$ 180 bilhões para garantir a toda população brasileira o abastecimento de água e esgoto sanitário. Com a retomada desses investimentos públicos, o setor de saneamento ambiental é visto por especialistas como um dos mais promissores dentro dos próximos dez anos.

Serviço:

VIII Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental
Data: 20 a 24 de setembro de 2009
Horário: dia 20 (21h às 23h30); 21, 22 e 23 (12h às 20h); 24 (11h às 15h)
Informações VIII Fitabes: www.fitabes.com.br

25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Data: 20 a 25 de setembro de 2009
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho | Olinda - PE)
Informações e inscrições 25º Congresso: www.abes-dn.org.br



Notícia publicada em 21/08/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas