ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

A ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas convida para participar das atividades do dia 12 de março de 2009, em São Paulo

Importantes atividades serão realizadas no dia 12 de março de 2009, pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, no Instituto de Engenharia, situado na Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana em São Paulo, a saber:

18h00 – 18h30 Lançamento Oficial do I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo

19h00 – 20h00 - Solenidade de Entrega do Prêmio ABAS 2008 – 2009, ao Dr. José Machado, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas

20h00 – 22h00Coquetel de Confraternização

“É um grande momento para o setor de águas subterrâneas, nas vésperas da comemoração do Dia Mundial da Água”, enfatiza Everton Souza, Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

As águas subterrâneas representam 97% de toda água doce disponível para consumo no Planeta. Cerca de 50% dos municípios paulistas são abastecidos integralmente por águas subterrâneas, outros 25% são abastecidos parcialmente por elas e apenas 25% dos municípios são abastecidos apenas por água superficial.

No Paraná e no Rio Grande do Sul esse número é ainda maior, cerca de 80% a 90% dos municípios se utilizam das águas subterr6aneas para abastecer cidades.

SOBRE O LANÇAMENTO OFICIAL DO
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO

“O I CIMAS foi criado no intuito de suprir a grande lacuna existente pela ausência de um evento internacional técnico-científico com enfoque especializado e exclusivo no meio ambiente subterrâneo”, afirma Everton de Oliveira, Presidente da Comissão Organizadora do evento.

As águas subterrâneas são o principal elemento presente no meio ambiente subterrâneo, pois apresentam mobilidade e levam consigo o resultado da forte interação com os outros meios (águas de recarga, solo e meio poroso, cárstico ou fraturado por onde percolam).

A Gestão do meio ambiente subterrâneo, que inclui a proteção de solo e da água subterrânea e o controle da contaminação desses recursos ambientais ainda não possui no Brasil um fórum específico para a sua discussão. O Estado da Arte do conhecimento sobre este assunto ainda não propiciou uma discussão ampla sobre o uso sustentável dos recursos ambientais solo e água subterrânea e já existe a demanda do passivo ambiental de longo prazo. Trata-se de uma importante variável que é o mais importante dentro da valoração de uma empresa, sendo assunto de leis nacionais e internacionais. Técnicas de remediação e soluções inovadoras são importantes na investigação e eliminação desse passivo.

O I CIMAS será realizado de 15 a 18 de setembro de 2009, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo – SP.

O evento de Lançamento será voltado às autoridades políticas que regulam o setor assim como para as empresas interessadas nessa discussão, entre fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços e consultores da área de Engenharia, Direito  e Geologia Ambiental.

SOBRE A SOLENIDADE DE ENTREGA DO
PRÊMIO ABAS 2008 – 2009, QUE SERÁ CONCEDIDO AO DR. JOSÉ MACHADO, DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

O Prêmio ABAS visa reconhecer gestores, profissionais, técnicos e pesquisadores que nos abrilhantam com sua capacidade de inovar, trazer significado prático e contribuir para o conhecimento e para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos.

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas durante seus 30 anos vem propondo, discutindo e debatendo com os órgãos competentes diversas formas de garantir os direitos humanos básicos de acesso à água potável e à vida em ambiente saudável, tanto no meio urbano como no rural.

As águas subterrâneas são de dominialidade estadual, porém é inegável que só a partir de 2006, quando a Agência Nacional de Águas incluiu o assunto em sua pauta que o tema passou a avançar em bom ritmo, assumindo papel conciliador quando se tratava de aqüíferos presentes em dois estados, com usos e interesses conflitantes, e na seqüência, implementando a Agenda de Águas Subterrâneas tornou-se o principal agente de apoio aos órgãos gestores estaduais.

“Lembramos bem do pronunciamento do Dr. Machado na Solenidade de Abertura do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado em Curitiba – PR no ano de 2006. Discurso esse que pode ser considerado um marco, pois a partir daquele momento, rumamos para uma melhor prática de gestão das águas subterrâneas e da gestão integrada dos recursos hídricos” ressalta Everton Souza.

Souza diz ainda “O Dr. Machado tem feito bem para as Águas Subterrâneas na medida em que foi na sua gestão que a ANA passou a ter uma importante agenda para o nosso segmento, estabelecendo importantes apoios principalmente aos órgãos de gestão de recursos hídricos o que certamente é positivo para todos nós que atuamos na área - geração de informações sobre poços e aqüíferos, equipamentos, veículos, medidores automáticos, auxílio no combate ao uso clandestino são algumas das vantagens que trazidas por essa atuação da ANA., decorrente do seu principal dirigente. O discurso dele é eloqüente na medida em que busca provocar os estados a estabelecerem equipes permanentes de gestão, com a presença de Geólogos, Hidrogeólogos e Hidrometristas de recursos hídricos subterrâneos que atendam a demanda da LF Nº 9433/97 (as responsabilidades são muitas!), dizendo em palavras claras que essas instituições têm que ser fortalecidas”.
Autoridades de todas as esferas estarão presentes, neste momento especial para o setor de águas subterrâneas.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A ABAS estará presente no Fórum Mundial da Água, que será realizado ainda neste mês em Istanbul, divulgando o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo no Pavilhão Brasileiro, numa forte parceria entre a ABAS, Itaipu e ANA. 

Informações podem ser obtidas através do telefone: (11) 3871-3626.

Para a IMPRENSA, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas conta com a Assessoria de Comunicação da:

TIMEPRESS
Cristina Bighetti
(11) 55859787
(11) 91196029

Atenciosamente,

Rodrigo Cordeiro
ABAS



Notícia publicada em 10/03/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas