ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

ABAS participa de seminário sobre oportunidades de investimentos em diagnóstico de contaminação e remediação de solos e águas subterrâneas no Canadá

Os setores de gestão de águas subterrâneas e de diagnóstico de contaminação e remediação de solos e águas subterrâneas do Brasil confirmam sua consolidação e expressividade internacional, por meio de um de seus mais importantes representantes. O secretário-executivo da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Everton de Oliveira, esteve no Canadá, a convite do Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional, em um café-seminário intitulado Oportunidades de Investimentos em Diagnóstico de Contaminação e Remediação de Solos e Águas Subterrâneas no Brasil 2009, onde divulgou o 1º Congresso Internacional do Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS), que acontecerá de 15 a 18 de setembro, em São Paulo.

Trata-se de um evento internacional técnico-científico com enfoque especializado e exclusivo no meio ambiente subterrâneo, que promoverá entre os participantes a troca de experiências, atualização técnica e networking.

O conhecimento e a exploração sustentável das águas subterrâneas são de fundamental importância, já que a maioria das cidades depende fortemente desse recurso. Corresponde a 97% de água doce para consumo humano e é o principal elemento presente no meio ambiente subterrâneo, pois apresenta mobilidade e leva consigo o resultado da forte interação com os outros meios (águas de recarga, solo e meio poroso ou fraturado por onde percorrem). Com reconhecimento internacional, o mercado de águas gira em torno de US$ 1 bilhão por ano, no Brasil.

A ABAS tem como principal objetivo a exploração racional da água subterrânea, que a cada dia tem seu valor renovado. Uma das principais conquistas é um acordo de cooperação junto à ANA – Agência Nacional de Águas que envolve a promoção de nove cursos sobre o tema “Águas Subterrâneas” para capacitação de técnicos dos 27 órgãos gestores de recursos hídricos estaduais e do Distrito Federal.

O primeiro curso foi realizado em Belém, no final de 2008, no qual participaram 16 alunos de diversos estados, profissionais da área de hidrogeologia, recursos hídricos, assessoria jurídica ambiental, entre outros. Em 2009, os demais serão ministrados em Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Maceió, Cuiabá e São Paulo.

Os cursos têm como objetivos fortalecer a implementação das ferramentas de gestão de águas subterrâneas, legislação integrada de recursos hídricos (em especial, em águas subterrâneas), riscos de contaminação, vulnerabilidade de aqüíferos, perímetro de proteção de poços e ainda sobre a Classificação e Enquadramento de Águas Subterrâneas.

 

Mais informações na Timepress
Cristina Bighetti – cristina@timepress.com.br
Santelmo Camilo – santelmo@timepress.com.br
Mario Spedo – mario@timepress.com.br
Tel/ Fax (11) 5585-9787
www.timepress.com.br



Notícia publicada em 03/03/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas