ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

Shopping Centers economizam com gestão própria de água

Além da economia obtida na conta de água e da valorização do empreendimento, os estabelecimentos com consciência ambiental acabam liberando maior quantidade de água para a concessionária pública beneficiar a população

Destino de milhares de paulistanos por dia, os 47 centros comerciais da cidade de São Paulo devem ganhar mais quatro concorrentes até 2009. O crescimento desse mercado, se aliado a questões sustentáveis, como o reuso e abastecimento próprio de água, pode fazer com que o setor de shopping centers lidere uma tendência de ações sustentáveis. Diversos estabelecimentos de São Paulo têm aderido a sistemas próprios de gestão de recursos hídricos, garantindo sustentabilidade, economia e independência em termos de abastecimento de água. É o caso do Iguatemi, Tamboré, Continental, Frei Caneca e ABC Plaza Shopping, que aderiram a sistemas ecologicamente corretos da General Water, que realizou todos os investimentos, cabendo aos shoppings pagar somente pela água consumida.

Os shopping centers Iguatemi, Frei Caneca, Continental e Tamboré, preocupados com a questão ambiental, aderiram a sistema próprio de abastecimento de água potável, que envolve perfuração, extração e tratamento de águas subterrâneas provenientes de poços profundos de alto desempenho, implantados e administrados pela General Water. Segundo Alberto Duarte, gerente operacional do Shopping Frei Caneca, Segundo Alberto Duarte, gerente operacional do Shopping Frei Caneca, “em um ano de operação já obtivemos uma economia significativa na conta de água e estamos mantendo os gastos do shopping dentro do planejado. A General Water nos fornece uma água de boa qualidade e mais barata. Todo mundo está em busca de economia e o caminho é obter sistemas econômicos e ecologicamente corretos”.

Além da economia obtida, outra questão incentiva o uso dessa “solução verde”: liberar o consumo de água para a população. “Acreditamos que, a responsabilidade ambiental é o caminho para o desenvolvimento sustentável. A parceria com a General Water permitiu-nos possuir nosso próprio abastecimento de água, otimizando este recurso natural, garantido economia e benefícios sócio-ambientais”, destaca Mara Lyse, gerente de operações do shopping Continental. O shopping Tamboré, além de contar com os serviços de abastecimento de água da General Water, planeja obter também o sistema de reuso de água. “Não pensamos somente na economia e na qualidade obtidas, que claro, é importante, mas a iniciativa caminha junto com a questão ambiental. Já está no planejamento ter um sistema de reuso de água em breve”, garante Márcia Regina dos Santos, coordenadora de operações do empreendimento.

Os sistemas próprios de abastecimento também permitem que os empreendimentos tenham autonomia, podendo garantir a seus clientes água de primeira qualidade, sem a variação de qualidade e o racionamento, muitas vezes necessário, da concessionária pública.

O ABC Plaza Shopping é primeiro shopping no estado de São Paulo a contar com um sistema de reuso de água comprovadamente eficaz, o que resulta em economia de 50% na conta de água mensalmente. Implantado em janeiro deste ano, o processo é feito com o sistema Vertreat™, por meio do qual a General Water promove reciclagem de esgotos sanitários utilizando um reator vertical, que não emana odores, tem baixíssima geração de lodo e pequena ocupação de espaço, diferente dos sistemas convencionais. A General Water também é responsável pelo abastecimento de água potável do ABC Plaza Shopping, onde realizou a perfuração de três poços tubulares de 400 metros de profundidade para captação de águas subterrâneas, que são devidamente tratadas numa estação de tratamento de água. Após servir à rede de lojas e serviços do shopping, a água explorada é tratada numa estação de tratamento de esgoto de 50 metros quadrados instalada na área de estacionamento do shopping, administrado pela Cyrela Commercial Properties (CCP).

O empreendimento reutiliza cerca de 50% dos 10 mil metros cúbicos de água que consome por mês, e teve sua conta de esgoto, cobrada pela empresa pública de saneamento, brutalmente diminuída. Além de o empreendimento obter economia na conta de água, o principal objeto de iniciativas como essas é liberar um consumo maior de água para a concessionária pública, para que abasteça da melhor forma a população. Para a administração do ABC Plaza Shopping, “a reutilização da água pelo cento de compras, além de demonstrar responsabilidade ambiental, pois preserva o recuso natural extremamente ameaçado nos dias de hoje, gera economia e conscientização ambiental”. Além de a General Water administrar o fornecimento de água, captada a partir de poços profundos, a empresa reutiliza 5 mil metros cúbicos de esgoto, que deixam de ser lançados na rede pública.

Shopping Centers

Em plena expansão, a indústria de shopping centers no Brasil fechou o ano de 2007 com faturamento de R$ 58 bilhões, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, segundo levantamento anual realizado pela Abrasce. Para 2009, já foram anunciados pela associação, que outros 16 empreendimentos devem ser lançados no Brasil. Segundo estudo realizado pelo Ibmec-SP, as empresas que incluem a “sustentabilidade” na estratégia do negócio possuem um valor de mercado até 19% superior em comparação com aquelas que não estão atentas à questão.

Qualidade

Para fins potáveis, a General Water explora apenas águas subterrâneas profundas, que se encontram naturalmente protegidas contra agentes de contaminação, dispensando doses pesadas de produtos químicos, como o cloro, em seu processo de tratamento. O processo também não agride o meio ambiente, já que as águas subterrâneas utilizadas são um recurso renovável, reposto pela própria natureza.

Quanto à água de reuso, no caso de empreendimentos comerciais, a mesma é obtida por meio do tratamento do esgoto sanitário gerado no próprio local. A tecnologia empregada pela General Water permite que a mesma seja utilizada, devidamente esterilizada e desinfetada, em vasos sanitários, torres de resfriamento, rega de jardins e outros usos não potáveis.

Sobre a General Water

A General Water, que desde 2000 atua na captação e abastecimento de água, utilizando fontes subterrâneas, hoje oferece uma solução completa aos clientes que inclui tratamento da água para uso potável e reciclagem de esgoto para reuso em fins secundários, além de gerar significativa economia.



Notícia publicada em 22/09/2008.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas