ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Brasil sediará congresso mundial de águas subterrâneas em 2020

Depois de dois anos de tratativas e negociações, hoje foi finalmente sacramentada a decisão da vinda do Congresso da iAH - Associação Internacional de Hidrogeólogos para o Brasil, em 2020. O evento será encabeçado pela ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas e realizado conjuntamente com a IAH e com a ALHSUD, Associação Latino-Americana de Hidrologia para o Desenvolvimento. 

Durante reunião do conselho da IAH, durante o Congresso mundial que está ocorrendo na Coreia do Sul, o prof. Rodrigo Manzione, da UNESP de Tupã, fez a apresentação e a defesa da candidatura do Brasil. “A proposta foi sabatinada e vários pontos foram levantados e respondidos, tendo nossa candidatura conseguido aprovação para 2020”. 
A iniciativa partiu do atual Presidente da IAH, Prof. António Chambel, da Universidade de Évora, Portugal, juntamente com o Prof. Everton de Oliveira, da Hidroplan e Instituto Instituto Água Sustentável, que preparou a minuta inicial em 2016. Durante estes dois anos, depois de muitas discussões e versões, a proposta final emergiu com o acordo das partes. “Foram mais de dez versões, muitas conversas por telefone e internet, além da dedicação de várias pessoas com experiência em grandes eventos. Nossa expectativa é a de termos um dos maiores eventos de águas subterrâneas já realizados no mundo”. 

Essa expectativa não é infundada, pois o organizador do evento, assim como dos eventos anteriores da ABAS, é Rodrigo Cordeiro, responsável pela realização do 8o. Fórum Mundial da Água, em Brasília, neste ano. Rodrigo Cordeiro diz que “a ABAS é uma paixão pessoal, nosso empenho e dedicação são absolutamente genuínos, de quem cresceu vivendo a associação e seus temas”. 

O Presidente da ABAS, José Paulo Netto, acrescenta que “esse evento conjunto é resultado do esforço de profissionais apaixonados pelo que fazem, que demonstra a sua qualidade e a confiança que nossa associação construiu ao longo de quase 40 anos. A ABAS demonstra não só para o Brasil, mas também para o mundo, nossa capacidade técnica e associativa. Parabéns a todos”. 

O evento será realizado no Estado de São Paulo, na Cidade de São Paulo, com datas oficiais e local ainda a serem definidos.



Notícia publicada em 12/09/2018.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas