ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Consea debate relação entre acesso à água e segurança alimentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai prestigiar o evento, que comemora o centenário de Josué de Castro, autor de "Geografia da Fome"

O acesso à água e as suas implicações para a segurança alimentar serão discutidos amanhã (5/9), a partir das 15h, durante a VI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O debate vai contar com a participação de especialistas e autoridades, como o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; o secretário-executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Vicente Guillo; o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano, entre outros.

Durante o evento, serão debatidas situações de restrição ao acesso à água e suas inter-relações com a agricultura e o saneamento, por exemplo. O objetivo é identificar as principais associações entre recursos hídricos e segurança alimentar, contribuindo assim para a construção de uma agenda de trabalho do Consea.

Coordenada pelo presidente do Consea, Renato Maluf, a Plenária vai homenagear o intelectual pernambucano Josué de Castro, que completaria 100 anos amanhã. Médico, professor, sociólogo e escritor, Josué de Castro é patrono do Consea.

Números

O relatório "Situação Mundial da Infância 2008", do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela que a água imprópria para beber, a quantidade inadequada de água para lavar e cozinhar e a falta de acesso a saneamento respondem por cerca de 88% das mortes causadas por doenças diarréicas no mundo.

Ainda de acordo com o Unicef, a garantia de melhores condições de saneamento poderia reduzir em mais de um terço a morbidade relacionada à diarréia, independentemente da adoção de outras medidas.

Serviço

VI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Quando: sexta-feira (5/9) - 12h: homenagem ao Centenário de Nascimento de Josué de Castro; e 15h: acesso à água e segurança alimentar e nutricional.
Onde: Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária - Recife (PE)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5103
imprensa@ana.gov.br



Notícia publicada em 08/09/2008.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas