ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

CETESB lança publicação de referência na área de toxicologia humana

Publicação técnica é o primeiro produto de valores de referência de toxidade para saúde humana

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, lançou a publicação “Aldrin, Dieldrin e Endrin – Valores de Referência de Toxicidade para a Saúde Humana”, durante evento realizado no último dia 06/08, na Biblioteca Lucas Nogueira Garcez, na sede da Companhia, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

 Em decorrência da falta de valores de toxicidade recomendados para o país, a CETESB iniciou o projeto “Levantamento e definição de dados toxicológicos para contaminantes químicos ambientais relacionados à saúde humana”, a serem adotados pela agência em suas ações ambientais. O trabalho foi coordenado pelo Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental – EAMT e pela Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental – EAM.

A publicação técnica é o primeiro produto do projeto, onde são apresentados os valores de referência de toxicidade para a saúde humana do aldrin, dieldrin e endrin - poluentes orgânicos persistentes (POPs) - , a serem adotados pela CETESB. Esses valores foram baseados nas informações técnico-científicas disponíveis na literatura e embasados nas mais recentes diretrizes da United Stats Environmmental Protection Agency – USEPA – agência americana de proteção ambiental. A produção e uso dessas substâncias já foram banidas no mundo, mas ainda são encontradas em áreas contaminadas no Estado de São Paulo.

A publicação está disponível na íntegra, na internet, no site da CETESB (www.cetesb.sp.gov.br), acessando pelo item “Publicações”.



Notícia publicada em 08/08/2008.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas