ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Entrevista ABAS na Web Rádio Água

Minas Gerais sedia Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Escrito por  Poliana Corrêa

Escute a entrevista na Web rádio água clicando aqui

Faça o download da entrevista clicando aqui

De 14 a 17 de outubro, Belo Horizonte (MG) será sede do XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Além das discussões científicas e legais sobre a utilização, extração e uso da água, o evento contará ainda com a exposição “Venha conhecer o fundo do poço – a água e você”.

O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e será realizado em paralelo com o XIX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VIII Feira Nacional da Água (FENÁGUA). O tema central desta edição será: “Água nas Minas e nas Gerais: Uma riqueza nacional”. Celso de Oliveira Loureiro, coordenador do Congresso explica os objetivos do encontro:

“O objetivo nosso é, a cada dois anos, discutir, apresentar os principais temas que estão em voga no assunto das águas subterrâneas, ou seja, aquilo que efetivamente importa no momento em relação às condições de uso e preservação das águas subterrâneas. Esse é o foco da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, a ABAS. É o bom uso das águas subterrâneas”.

As questões ambientais envolvendo as águas se multiplicam com o acréscimo de novas fontes de contaminação de solos e de águas subterrâneas e o desenvolvimento de novos cenários de aquíferos contaminados. Por outro lado, o conhecimento hidrogeológico se aprimorou com a adição de novos temas e o desenvolvimento de melhores técnicas de análise e procedimentos para a solução de problemas.

Celso de Oliveira comenta alguns pontos que serão abordados por especialistas de diferentes áreas durante a programação do evento.

“O primeiro é uma mesa-redonda em que nós vamos falar sobre mudanças climáticas. Nós vamos ter especialistas, de reconhecida competência, que vão dar este enfoque; o que está acontecendo nessa mudanças climáticas, qual é a perspectiva climatológica ou meteorológica? Também vamos ter uma visão hidrológica; por fim vamos ter também uma visão hidrogeológica. Um outro é com relação às alternativas de abastecimento de águas para as regiões metropolitanas. Nós estamos vivendo hoje no País, principalmente na região Sudeste, um evento de uma carência hídrica que ainda não tinha sido registrada na nossa história. Por último, nós vamos ter também uma grande discussão sobre como monitorar as águas subterrâneas”.

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, acesse: www.abas.org/congresso.



Notícia publicada em 09/10/2014.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas