ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo começa amanhã, em SP

Evento será aberto pelo presidente do Fórum Mundial da Água, Benedito Braga, e discutirá ainda a regulamentação da Lei Estadual de Áreas Contaminadas

De 4 a 6 de outubro, especialistas nacionais e internacionais debaterão questões relacionadas à água e ao meio ambiente subterrâneo, no II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (II CIMAS). O evento que ocorre a partir de amanhã no Centro Fecomércio, na cidade de São Paulo, está sendo promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).

O evento pretende discutir temas como “A Água como Fator de Desenvolvimento Socioeconômico” e a “Regulamentação da Lei Estadual de Áreas Contaminadas”, entre outros temas que alertarão a sociedade sobre a importância do assunto no presente e nas aplicações futuras. A primeira edição do Congresso, em 2009, reuniu mais de 500 especialistas do Brasil e do Mundo, além de profissionais e estudantes de 22 dos 27 estados brasileiros.

Os jornalistas e veículos que desejarem realizar a cobertura do evento ou entrevistas com os participantes poderão realizar o credenciamento no próprio local.

Confira abaixo a programação principal do evento:

CONFERÊNCIAS

  • Dia 04/10 das 11h às 12h

A água como fator de desenvolvimento socioeconômico, que terá como conferencista Benedito Braga, presidente do Fórum Mundial da Água;

  • Dia 05/10 das 17h às 18h

A água no século XXI, conduzida pelo diretor científico do Centre for Environmental Research – Helmholtz Institute, da Alemanha, Georg Teutsch;

  • Dia 06/10 das 17h às 18h

Cenários da Qualidade das Águas Subterrâneas no Brasil frente às normas CONAMA 396/2008 e CNRH 107/2010, com Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).

TALK SHOW
Dia 05/10 das 11h30 às 13h – Um debate, no formato talk show, reunirá as principais associações do setor para debater “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”. Participarão, além da ABAS, representada por seu presidente Humberto Albuquerque;  Fernando Kertzman, da Associação Brasileira de Geologia (ABGE);   Giovana Galante, da Associação  Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS); Lupercio Ziroldo Antonio, do  Fórum Nacional dos Comitês das Bacias Hidrográficas; e Ingrid Illich Muller, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

MESAS-REDONDAS

  • Dia 04/10 das 14h30 às 16h30

Regulamentação da Lei Estadual de Áreas Contaminadas, com a presença de Eduardo San Martin (CIESP) e José Eduardo Ismael Lutti, do Ministério Público do Estado de São Paulo. Este é um importante instrumento para a saúde das águas e do meio ambiente subterrâneos visto que o  estado possui 3.675 áreas contaminadas conhecidas, sendo que a maior fonte de  contaminação   são os postos de combustíveis (79% do total), seguido das atividades industriais, responsáveis  por 13% das contaminações, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), atualizados até dezembro de 2010. 

  • Dia 05/10 das 14h30 às 16h30

Grandes desafios, grandes soluções, presidida por Jim Barker (Universidade de Waterloo – Canadá), com a participação de Claudio Henrique Dias Guimarães (PETROBRAS) e James Henderson (Dupont). Empresas enfrentam grandes problemas de contaminação e mostrarão quais as grandes soluções encontradas para resolvê-los.

  • Dia 06/10 das 11h30 às 13h00

Restrições de uso de solo e água subterrânea: devo mesmo remediar?, com a participação de David Raynold, professor da  Geosyntec, Elton Gloeden, CETESB e Otávio Galembeck, Departamento de Água e Esgoto (DAEE).

  • Dia 06/10 14h30 às 16h30

Remediação Sustentável- presidida por Everton de Oliveira (ABAS – Hidroplan); com a participação de David Ellis - presidente do Sustainable Remediation Forum (USA), John Ryan, representante do World Business Council for Sustainable Development e Sander Eskes, da Aecom.

SERVIÇO
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO
Local: Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital
Realização: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)
Informações: (11) 3868-0726 / cimas@abas.org
Inscrições: www.abas.org/cimas

Atendimento à imprensa:
Marlene Simarelli, Isabella Monteiro e Larissa Stracci
marlene@artcomassessoria.com.br
isabella@artcomassessoria.com.br
larissa@artcomassessoria.com.br
Telefones: (19) 3237.2099 / (19) 8172.3185
Twitter: @cimas_abas



Notícia publicada em 03/10/2011.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas