ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

HidroEX assina acordo com a Alemanha para águas subterrâneas

A missão do governo mineiro que está na Europa, chefiada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou nesta quarta-feira mais um importante acordo de cooperação internacional. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - , a Fundação Unesco HidroEX e o Centro Helmholtz Para Pesquisa Ambiental (UFZ), da Alemanha, vão se unir para promover um amplo estudo sobre o Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo e que fica, em sua maior parte, em subsolo brasileiro.

Muitos cientistas acompanham com preocupação a situação deste Aquífero, que está localizado na região brasileira de grandes aglomerados urbanos e também onde a atividade agropecuária é muito intensa, principalmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

“O Aquífero Guarani é uma de nossas maiores riquezas hídricas e não podemos ser negligentes e nem irresponsáveis na convivência com suas águas. Este é aliás, um dos temas que norteiam a atuação da Fundação Unesco HidroEX, o nosso Centro de Águas que já está funcionando em Frutal, no Triângulo Mineiro, e que fica em cima do Aquífero”, explicou o secretário Narcio. O acordo assinado nesta quarta (8) também envolve estudo para melhorar abastecimento de água na região do semiárido de Minas Gerais.

Narcio Rodrigues esteve na Alemanha como convidado de honra de Congresso em Leipzig, denominado “O Futuro de Áreas Degradadas – Estratégias e Tecnologias”. No seminário Narcio apresentou os projetos mineiros da “Cidade das Águas,” e da Fundação Unesco- HidroEX, ambos ligados à água e em implantação no município de Frutal. Narcio enfatizou a importância deste acordo para Minas Gerais, uma vez que o Centro da Alemanha é referência no mundo no estudo de águas subterrâneas. “O HidroEX e a Sectes vão poder contar com esse importante aporte de tecnologia e experiência no assunto, com destaque para projetos para melhorar a prospecção e o abastecimento de água na região do semi-árido “, comemorou.

O acordo assinado na Alemanha entre Sectes, a HidroEX, e o Centro Helmholtz, prevê cooperação técnica entre Minas Gerais e Alemanha visando a promoção de atividades voltadas para gestão integrada das águas, superficiais e subterrâneas (com foco no Aquífero Guarani) , com a troca de experiências e técnicas de investigação e novas tecnologias para recuperação de áreas degradadas. Também vai promover o estudo dos impactos dos processos industriais no meio ambiente subterrâneo – e sua regulamentação - buscando a sustentabilidade no uso das águas subterrâneas.



Notícia publicada em 09/06/2011.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas