ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

Livro apresenta geoturismo na região do Aquífero Karst

A Mineropar lançou o livro "Geoturismo no Karst - Almirante Tamandaré, Campo Magro, Colombo", de autoria do geólogo Gil F. Pierkarz. Trata-se da segunda publicação da série Roteiros Turísticos do Paraná. O primeiro livro lançado foi "Geoturismo em Curitiba", de autoria de Pierkarz e dos geólogos Eduardo Salamuni e Antonio Liccardo.

Piekarz aproveitou os circuitos rurais dos três municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que abrangem a região do Aquífero Karst, onde há cavernas e outros atrativos turísticos geológicos. O livro mostra 22 pontos geoturísticos, como as planícies kársticas existentes nos três municípios, afloramentos de rochas, a Trilha do Ouro de Campo Magro, o Parque Anibal Khoury, em Almirante Tamandaré, e o Parque da Uva e a caverna Bacaetava, em Colombo.

A publicação aborda também o problema das ocupações no Karst. A região do aquífero, além das belezas naturais, tem sérios problemas de ocupação devido aos riscos geológicos que apresenta.

"Além da função de agregar valor aos circuitos turísticos já existentes nos três municípios, o livro também tem valor educativo e cultural, ajudando a sociedade a entender e valorizar o meio em que vive. Por meio dele, as pessoas que moram ou vão conhecer estes lugares podem entender a região, o aquífero, os riscos, os cuidados que devem ser tomados e o que pode e o que não pode ser feito em relação às ocupações na área", explica Piekarz.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=64134&tit=Livr



Notícia publicada em 15/06/2011.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas