ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Pesquisa alerta que lixão da capital está contaminando lençol freático

Amostras coletadas próximo ao local onde são depositados os resíduos hospitalares apresentaram as maiores concentrações de zinco, nitrato e nitrito.
O aluno Ronaldo da Cunha Coelho, do programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, defendeu dissertação de Mestrado que aborda estudo sobre a presença de Cobre (Cu), Chumbo (Pb), Crômio (Cr) e Zinco (Zn) em líquidos subterrâneos de áreas que abrigam os chamados lixões, na capital do estado.

O trabalho, apresentado no dia 27 de janeiro, foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura do departamento de Química da UFPI, contando com a colaboração dos técnicos da Embrapa Meio-Norte.

Para a real ização do estudo, intitulado "Determinação de Cu, Pb, Cr e Zn em amostras de chorume, água subterrânea e solo coletadas na área do deposito de resíduos sólidos urbanos de Teresina-PI", foram coletadas varias amostras de solo, água subterrânea e de chorume, nos anos de 2008 e 2009, na área de depósito de resíduos sólidos urbanos da cidade.

De acordo com a pesquisa, as amostras coletadas próximo ao local onde são depositados os resíduos hospitalares apresentaram as maiores concentrações de zinco, nitrato e nitrito, mostrando um sério risco de contaminação do lençol freático da região.
Neste trabalho, também foram coletadas amostras de solo de uma área particular próximo da região do depósito e verificou-se que o teor de cobre presente no solo analisado já está acima do valor de prevenção e a de zinco está no limite máximo tolerado. O valor de prevenção indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas.

Os pesquisadores alertam aos órgãos competentes da necessidade de estudos freqüentes sobre a biodisponibilidade dos metais pesados lançados na região do lixão. Alertam ainda, que a falta da manta de proteção e controle adequado do chorume são fatores que ameaçam a qualidade da água dos aqüíferos, das plantas e do solo na região do depósito de resíduos sólidos urbanos de Teresina.



Notícia publicada em 09/02/2011.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas