ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

Adasa se prepara para controlar o uso da água no Distrito Federal

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides, afirmou nesta quarta-feira (15), na abertura da audiência pública de apresentação das regras operativas do lago Paranoá, que a agência está preparada tecnicamente para garantir o controle do uso e da qualidade dos recursos hídricos do Distrito Federal.

“Queremos ter o controle exato do que temos disponível para exploração e também sobre a demanda. A participação dos usuários, com o cadastramento na Adasa, é fundamental para o sucesso do programa”, salientou.

Vinicius disse que a agência vem investindo na montagem de uma extensa rede de monitoramento das águas superficiais (44 pontos, já em funcionamento) e subterrâneas (128 poços, que funcionarão a partir de agosto). Esses pontos indicarão as potencialidades e efetivas disponibilidades de uso dos recursos hídricos no Distrito Federal.

Essa rede de monitoramento de águas coloca o DF  como a primeira região do país a dispor de um sistema que permite conceber e analisar alternativas de infra-estrutura hídrica adequadas ao desenvolvimento das atividades produtivas, principalmente em relação aos períodos de regime pluviométrico que venham a se situar abaixo da média.

Além de conhecer as potencialidades, a Adasa está imprimindo regras de uso das águas subterrâneas para evitar que o uso supere a capacidade de renovação dos aqüíferos e garanta um abastecimento contínuo a todos os usuários.

Na semana passada, foram divulgadas as regras de exploração da água subterrânea que passarão a vigorar, a partir de janeiro, para as regiões administrativas da Península Norte, Lago Sul, Park Way, Lago Oeste e Núcleo Rural Casa Grande (Gama). No próximo, regras similares deverão ser baixadas para todas as regiões administrativas do DF.

Ascom - Adasa



Notícia publicada em 03/01/2011.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas