ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Cultivando Água Boa recebe aplausos na Tribuna das Águas da Expo Zaragoza 2008

Aclamação do auditório, considerações favoráveis, perguntas incessantes, convites para novas exposições e diversos pedidos de experiências foram o saldo da apresentação do Programa Cultivando Água Boa, feita pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, na tarde de terça-feira, na Expo Zaragoza 2008, na Espanha. “Foi consagrador”, resumiu o diretor que, diante da boa repercussão do seu discurso na Tribuna da Água, foi autorizado a extrapolar os 15 minutos previstos para a apresentação, realizada no maior evento sobre água e meio ambiente do planeta.

Além do representante brasileiro, participaram do mesmo painel autoridades da Guatemala, Costa Rica, Honduras e El Salvador. Na mesa com o diretor da Itaipu estavam também o assessor técnico para a América Central e da Associação Mundial da Água, Eliza Colóm, o diretor de Recursos Hídricos do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, José Miguel Zeledón, e o diretor da Tribuna da Água, Eduardo Mestre Rodriguez.

De acordo com Nelton Friedrich, a explanação sobre o programa, desenvolvido pela Itaipu em parceria com prefeituras, empresas e organizações não-governamentais nos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) provocou interesse “não apenas durante a apresentação, como depois, quando muitas perguntas foram feitas”.

Eduardo Mestre Rodriguez considerou a experiência extraordinária, disse que ela deve ser mais conhecida e reproduzida e perguntou o que o diretor achava da possibilidade de replicar o programa em outras bacias. “Respondi que os conceitos, métodos, ações e processos eco-pedagógicos são válidos em qualquer lugar do mundo, respeitando as especificidades de cada bacia”, disse Friedrich.

A impressão de Rodriguez foi multiplicada pelo auditório em Zaragoza. Segundo Friedrich, representantes de programas ambientais de diversos países também mostraram interesse em conhecer melhor o Cultivando Água Boa. “Para mim, foi positivo ver o quanto estamos certos e que podemos ampliar o programa”, ressaltou o diretor, que saiu da Tribuna da Água satisfeito com o reconhecimento e com o bolso cheio de cartões de visitas de pessoas de vários países interessadas em ver pessoalmente a prática do programa, que já recebeu o Prêmio Carta da Terra.

Tribuna da Água

Acontecendo paralelamente às exposições da Expo Zaragoza, a Tribuna da Água apresenta debates organizados em semanas temáticas. O tema da quarta semana, da qual participou o diretor de Coordenação da Itaipu, é “Água, Recurso Único”.

A exposição feita por Nelton Friedrich foi uma das quatro apresentações brasileiras programadas para esta semana. A intenção dos organizadores é reunir as melhores práticas do planeta na área de gestão de recursos hídricos e, ao fim do evento, tê-las em um acervo que se perpetuará após o encontro. Uma carta com as conclusões das discussões deverá ser publicada após o evento, que prossegue até o dia 14 de setembro.

A Itaipu ainda fará três apresentações na Expo Zaragoza. No dia 11 de agosto, falará sobre criação de peixes no contexto da segurança alimentar e sobre o Canal da Piracema, e, dois dias depois, exibirá o seu programa de reflorestamento e de áreas protegidas, que envolve matas ciliares em torno do reservatório e em toda a BP3.



Notícia publicada em 10/07/2008.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas