ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Minas Gerais sediará centro internacional de pesquisa em águas

Brasil será sede do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex)

Criado a partir de uma parceria entre o governo de Minas Gerais, o governo Federal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a instituição será um centro de estudos e referência para conservação do patrimônio hidrológico da América Latina.

A previsão é de que até o final do ano seja concluída a instalação física do instituto, em Frutal, no triângulo mineiro. Nesta semana, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília, o ministro Sergio Rezende; o deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB/MG), idealizador do projeto, e o diretor do Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira, Luís Chícharo, se reuniram para discutir a implantação do centro. Participaram também os representantes do Instituto Unesco de Educação para as Águas de Delft, Holanda: reitor András Szologgy Naggi; além dos professores Michael McClain, Richard Meganck e Frank Jaspers.

O MCT investirá R$ 60 milhões no Hidroex, que terá como linha de pesquisa a sustentabilidade e o uso racional dos recursos hídricos. Nos próximos dias, a equipe do centro e o deputado Nárcio Rodrigues seguem viagem para a Escócia e Holanda. Nos dois países, serão firmadas parcerias com institutos hídricos para ação conjunta entre Brasil, demais países da América Latina e nações de língua portuguesa da África.

(Assessoria de Comunicação do MCT)



Notícia publicada em 08/02/2010.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas