ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Paraná vai sediar eventos ambientais inéditos no Brasil

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoverá entre quarta-feira (18) e sábado (21), em Foz do Iguaçu, dois eventos ambientais internacionais inéditos no Brasil: o 7.° Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima) e o 1.° Encontro de Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina e Caribe (Relob).

Ambos serão realizados simultaneamente ao 6.º Encontro Cultivando Água Boa (CAB) e ao Encontro Anual do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, promovidos pela Itaipu Binacional.

Já estão confirmadas as presenças do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do primeiro ministro do Butão, Lyompo Jigme Thinley; do ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sem, e do teólogo Leonardo Boff. Também foram convidados para o evento o presidente da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero, e a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O 7.° Encontro Ibero-americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima), é considerado um dos maiores eventos ambientais do mundo. A abertura oficial será na quarta-feira (18), às 8h, e contará com a presença de especialistas em desenvolvimento sustentável de 36 países da América Latina e Europa.

O Eima é uma proposta do Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama) da Espanha e que, pela primeira vez, acontece no Brasil. “A iniciativa foi secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues, em visita à Espanha no ano de 2008”, conta a representante da Fundação Conama da Espanha, Marta Seoane. O encontro é realizado em anos ímpares nos países ibero-americanos e, em anos pares, em Madri.

POLÍTICAS – Serão discutidos política e administração ambiental, planejamento energético, ecologia urbana, planos de cooperação internacional, poluição atmosférica, abastecimento e contaminação de águas, educação ambiental, produção de energia, participação cidadã, cooperação hispano-americana e gestão sustentável das cidades.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a escolha pelo Paraná demonstra que a política ambiental do Estado está no caminho certo. “Não estamos fazendo mágica e sim envolvendo a sociedade e mostrando a importância da gestão compartilhada para a proteção do nosso patrimônio natural”, destacou Rasca.

Serão cerca de 60 palestras com representantes de várias entidades governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada. Além de debates, mesas-redondas e atividades paralelas abordando os principais caminhos para o desenvolvimento sustentável. “Este é um momento importante para debatermos as questões ambientais, trocarmos experiências com agentes internacionais e promovermos intercâmbio de ideias”, disse Sônia Ampessam, da Comissão Organizadora do Eima.

RELOB – Já o I Encontro de Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina e Caribe foi proposta do governador Roberto Requião, anunciada durante a abertura do Fórum das Américas, realizado em Foz do Iguaçu, em 2008, com a participação de 33 países da América Latina e Caribe. “O governador quer contribuir com o fortalecimento da gestão integrada dos recursos hídricos na América Latina e Caribe”, destacou o secretário Rasca Rodrigues.

Durante o Relob serão apresentadas experiências nacionais e internacionais dos organismos de bacias hidrográficas. Participam do evento cerca de 200 representantes e técnicos de órgãos envolvidos na gestão dos recursos hídricos, organismos e organizações de bacias hidrográficas, universidades, centros de tecnologia e pesquisa, organizações não governamentais e associações de usuários de água de países da América Latina e Caribe.



Notícia publicada em 16/11/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas