ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Atlas de água subterrânea tem versão impressa

A partir de novembro, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) disponibilizará a versão impressa do “Atlas de qualidade de água subterrânea para fins de irrigação, no Estado de Sergipe”. A publicação, lançada em 2008 em formato digital, é resultado do projeto “Regionalização de fatores de qualidade de água subterrânea para uso na irrigação no Estado de Sergipe”, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em parceria com diversas instituições de Sergipe. A impressão do Atlas, assim como confecção de outros materiais de divulgação, foi viabilizada com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa).

O Atlas é resultado da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Semarh) e com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Os editores técnicos são os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ronaldo Souza Resende, Marcus Aurélio Soares Cruz e Julio Roberto Araújo de Amorim.

De acordo com os editores técnicos, as informações contidas no atlas devem contribuir para o processo de gestão dos recursos hídricos do estado, constituindo-se em uma ferramenta de apoio à decisão para órgãos governamentais, de crédito agrícola e instituições de pesquisa sobre o uso das águas subterrâneas na irrigação de culturas, considerando os riscos ambientais associados à qualidade físico-química da água extraída dos aqüíferos da região.

A publicação é composta por mapas temáticos com a distribuição espacial de 14 variáveis de qualidade da água, como pH, condutividade elétrica e ferro; quatro variáveis quantitativas, como vazão e nível dinâmico; e 12 mapas de risco de uso da água para irrigação, elaborados segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Crédito da imagem: Fábio Pinheiro
Fonte: Embrapa



Notícia publicada em 30/10/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas