ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

Notícias

Senadora assume Subcomissão da Água e cobra regras para gestão dos rios

A necessidade de definição de regras mais claras para a gestão dos rios brasileiros e transfronteiriços foi destacada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), eleita por aclamação, na manhã de ontem (28/10), como presidente da Subcomissão Permanente da Água. Como vice-presidente da subcomissão, ligada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, foi eleito o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Marisa Serrano lembrou a falta de estudos e de legislação adequados para rios que atravessam estados brasileiros e países vizinhos, como é o caso do rio Paraguai, que atravessa Brasil, Paraguai e Argentina.

A senadora lembrou que na última reunião do Parlamento do Mercosul foi discutida a necessidade de identificação das potencialidades do rio, o tipo de riquezas que transporta e a adoção de medidas para evitar o assoreamento de suas águas.

Também Flexa Ribeiro destacou a importância da criação da subcomissão, que permitirá atenção permanente para questões relativas à água. "Todos sabemos que água doce é e será cada vez mais um bem de valor incomensurável. Na Amazônia, temos 20% da reserva de água doce do mundo e devemos cuidar para que haja um regramento para proteção dos mananciais", disse o senador.

FONTE
Agência Senado
Iara Guimarães Altafin



Notícia publicada em 29/10/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas