ABAS

IAH

Você está em: HOME > Notícias

ABAS News

Curso aborda uso consciente da água no setor sucroalcooleiro

O IAC - Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola realiza, entre os dias 5 a 8 de outubro, em Campinas, o 'Curso extensivo de produção de água e de recuperação e preservação de nascentes para o setor sucroalcooleiro'. A proposta do evento é capacitar produtores de cana-de-açúcar e profissionais de níveis médio e superior ligados ao setor nas áreas de agricultura, ecologia e recursos hídricos.

O curso apresentará, além de medidas que podem ser adotadas no campo para promover a captação e o melhor aproveitamento da água na propriedade rural, práticas de conservação e recuperação das nascentes e demais mananciais hídricos.

De acordo com Rinaldo de Oliveira Calheiros, pesquisador do IAC, a produção de açúcar e álcool é considerada uma das mais prejudiciais às águas subterrâneas, uma vez que utiliza defensivos agrícolas, herbicidas e, principalmente, vinhaça. Ele diz que o setor também é visto como um dos que menos respeita as áreas de proteção permanente ligadas aos corpos d'água superficiais.

Fonte: IAC



Notícia publicada em 02/10/2009.








Copyright © - ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas