Mensagem aos Associados

Rede Hidro / RS

    Será lançada no Rio Grande do Sul, pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência e Tecnologia a Rede Hidro-RS. O lançamento será no dia 29 de junho, no Centro Administrativo. A Rede Hidro-RS propõe-se a ser um instrumento facilitador de contatos com o intuito de promover a atividade econômica, de fundo tecnológico, basicamente.
    De outro lado, há a necessidade de promover o desenvolvimento, sustentado e apropriado, de forma a qualificar o atendimento das demandas às necessidades das atividades sociais. Tais tarefas são possíveis através da reunião e a interação proativa de quatro setores: governamental; acadêmico; produtivo e associativo. Um entra com o suporte básico e a articulação; o segundo com o conhecimento científico; o terceiro com a realidade das relações de trocas e o quarto com a realidade das necessidades demandadas. A Rede Hidro tem como modelo a já exitosa Rede Petro-RS.
    Em termos de uso de água tem-se dois aspectos: o Rio Grande do Sul, aproximadamente, tem dez milhões de habitantes e a economia gera um produto interno bruto de R$ 93 bilhões (2001). Há também a acrescentar que a economia do Estado é diversificada e há uma grande área de produção agrícola irrigada. Numa avaliação inicial, se admitirmos um consumo per capita per diem de 200 litros, tem-se dois milhões de m3 por dia; para a cultura do arroz tem-se 950 mil ha, com cada hectare consumindo 13 mil m3 por safra.
    Também, no Rio Grande do Sul existe já uma indústria bem estabelecida de produção de materiais e equipamentos hidráulicos. Assim, vê-se que aqui a atividade econômica em torno da água é substancial. Ou seja, há muitas oportunidades de negócio e de geração e de distribuição de riquezas e de tecnologia.
    As cadeias produtivas envolvendo água são variadas. Isto também oferece oportunidades com potencial agregador. Tem-se: abastecimento; lazer; transporte; energia; mineração; irrigação; drenagem; contaminação.
    Cada uma pode ser subdividida; assim tem-se, por exemplo, para Energia: hidráulica e hidrotermal; Lazer: esporte, terapêutica, balneária; Mineração: material de construção e água mineral.
    Há, ainda, a Prestação de Serviços, com projetos e execuções; estas com construção de poços, barragens, drenos. E para cada uma destas cadeias e sub-cadeias, a produção de insumos, de materiais e de equipamentos.

    Há, também, a contrapartida de disponibilidade de fundos de vulto, nacionais e internacionais, e mesmo estaduais. Mas para acessá-los há que se ter um mínimo de organização e de iniciativa. A Rede Hidro-RS objetiva articular o Governo do Estado, as universidades e as empresas com a missão de promover e de fortalecer a base tecnológica local dos fornecedores de bens e de serviços para o setor de água, visando beneficiar os pequenos e os médios produtores rurais e industriais, de modo a promover a atividade econômica e tecnológica nas várias cadeias produtivas relativas à água e a preservar e recuperar os recursos hídricos, com tecnologias apropriadas e visando o desenvolvimento sustentável. Existe, pois, um potencial muito evidente e disponível para que se crie um ambiente de sinergia, estimulando as atividades produtiva e tecnológica em termos de água.

Mário Wrege
Vice-Presidente